Fundado oficialmente em 1959, o Café Santiago foi, ao longo do tempo, sofrendo várias remodelações, não restando actualmente quase nada da sua decoração original. Os actuais proprietários, o Sr. Fernando Pereira e a Dona Isabel Ferreira, adquiriram a totalidade do estabelecimento em 1993, dando uma nova vida ao espaço.
O Café Santiago é agora um restaurante tradicional portuense que é já um caso de notoriedade nacional e internacional devido às suas famosas francesinhas. A Francesinha Santiago foi desde sempre a sua principal referência. Confeccionada com ingredientes criteriosamente seleccionados, num processo 100% artesanal e com o tão afamado e delicioso molho especial cuja receita constitui um bem guardado segredo de família.
Para além da francesinha, pode também saborear o Prego em Prato ou o Prego em Pão, o Cachorro Santiago ou a comida caseira tradicional, como as Tripas à Moda do Porto, os Rojões à moda do Minho ou o Cabrito assado no Forno, e ainda as sopas caseiras de legumes.
Com um preço médio de 13€ por pessoa, o Café Santiago recebe todos os anos centenas de clientes que vem provar a sua deliciosa iguaria.